25/11/09

Campanha Quercus

Para introduzir este post, não posso deixar de de proferir algumas considerações sobre as Organizações Não Governamentais Ambientalistas que julgo importantes. É um tema algo polémico, mas sobre o qual gostaria de clarificar qual a minha opinião sobre elas.

Normalmente não costumo ver com bons olhos algumas das campanhas levadas a cabo por algumas organizações Ambientalistas, essencialmente devido ao seu teor fundamentalista, e muitas vezes extremista.
Durante o meu percurso académico aprendi, entre muitas outras coisas, que um engenheiro/técnico de ambiente deve ter sempre como linhas orientadoras das suas estratégias e dos seus projectos 3 componentes fundamentais:
  • Enquadramento Ambiental;

  • Enquadramento Social;

  • Enquadramento Economico.

Ou seja, para se poder aferir se determinado projecto é adequado ou não, se de facto ele será uma mais valia, devemos sempre ponderar os "prós e contras" das 3 componentes supracitadas, e caso o balanço das 3 for positivo, aí sim deve-se avançar com o projecto. Como por vezes as organizações se "esquecem das componentes social e económica, vejo-me quase que "forçado" a discordar das suas intenções.

No entanto, também não posso deixar de referir que reconheço a importância da sua existência e que muias vezes o tal equílibrio que referi só é atingido porque as ONGA (Organizações Não Governamentais Ambientalistas) exerceram alguma "pressão" sobre quem tem poder de decisão.

Depois de toda esta "dissertação", pretendo agora anunciar uma campanha da Quercus, sobre o Aquecimento Global. É um pequeno vídeo de cerca de 1 min, que a meu ver está muito bem conseguido, pois apesar de curto transmite claramente uma mensagem que deve preocupar a todos nós: o Aquecimento Global.

Porque uma imagem vale mais que mil palavras, deixo-vos com as imagens da Quercus:




344" width=425>

Sem comentários: